FAQ

Qual a melhor forma de limpar uma tubagem?

O método a aplicar na limpeza de uma tubagem vai depender de diversos factores como: comprimento e material da tubagem, o seu diâmetro nominal, o tipo de residuos existentes no interior, entre outros..A utilização de poly pigs é o método mais eficiente para limpeza de tubagens com diâmetros nominais iguais ou superiores a 2” com qualquer comprimento e tipo de incrustação, onde não haja uma obstrução total da secção. Os “pigs” são equipamentos de diversas formas e materiais que limpam as paredes internas dos tubos por acção mecânica . O pig é comparável a um pistão livre que percorre todo tubo, vedando contra a parede interna devido ao seu sobre-diâmetro

 

Como é que o pig se desloca?

O Pig é impulsionado por qualquer fluido. Geralmente, utiliza-se o fluído que percorre toda a conduta.

E se o Pig fica preso dentro das tubagens?

Os recursos técnicos altamente especializados que disponibilizamos e as metodologias que desenvolvemos permitiram-nos retirar sempre os equipamentos de qualquer linha, nunca tendo “deixado para trás” pigs, ao longo de toda a história da B.C.D.

 

Como é que se amortiza a limpeza de tubagens?

A limpeza de uma tubagem é facilmente amortizável com substancial diminuição de consumo de energia para elevar o mesmo volume antes e depois da conduta limpa, sendo que também entra em linha de conta a redução do desgaste prematuro das bombas e dos motores.

Pela Teoria de Hazen-Williams podemos ter uma informação preciosa:

C1 = Coeficiente de rugosidade de um tubo novo

C2 = Coeficiente de rugosidade de um tubo a limpar

3.605 = Aumento de potência para bombear a mesma àgua se o tubo estiver limpo

os nossos Contatos

Estamos ao seu dispor para reunião no nosso escritório em Lisboa